quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Campanha Missionária 2011

Mês de outubro é conhecido como mês missionário por esta razão a igreja realiza a Campanha Missionária. No Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo (22 e 23 de outubro), é feita a Coleta Missionária, em todas as paróquias, comunidades e capelanias espalhadas pelo mundo. 
Nesta data, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões, já que a responsabilidade por elas é de todos os batizados, conforme afirma Paulo: "anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9, 16). A esta oferta está associada à formação e vivência missionárias, por meio de orações e sacrifícios oferecidos pelas Missões, como também com a entrega pessoal como missionário, por determinado período ou Ad Vitam (por toda a vida).
No Brasil
Anualmente as Pontifícias Obras Missionárias enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o Mês das Missões, vários subsídios: a Mensagem anual do papa; santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos e com orações dos fiéis para as celebrações dominicais, cartaz de divulgação; livreto com Celebrações ou Novena e envelope para a doação pessoal na Coleta do Dia Mundial das Missões, que será distribuído em nossa neste fim de semana (15 e 16 de outubro). Além disto, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas a seminários, participações de encontros de formação, congressos missionários e animação pelo diretor nacional e secretários nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias, a saber: Propagação da Fé, Infância e Adolescência Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária.
Coleta
A Coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma - Congregação para a Evangelização dos Povos. Com estes recursos são financiados projetos fundamentais para a Igreja em todo o mundo. Parte destes recursos são também destinados a projetos no Brasil. A Coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa: muito já recebemos, podemos agora "dar de nossa pobreza" (Puebla, 368). Para isto é necessário organizar a Campanha, e fazer chegar a todos o apelo à solidariedade universal.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário