terça-feira, 4 de outubro de 2011

Você conhece o Centro de Referencia da Assistência Social de nossa cidade?

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) faz parte da política nacional de assistência social em parceria com os governos estaduais, municipais e Distrito Federal.

A função do CRAS é realizar um trabalho de prevenção e acompanhamento das famílias em situação de risco, como violência doméstica ou contra a mulher, envolvimento com drogas por algum membro da família, desemprego, entre outros. Esse acompanhamento é feito pelos assistentes sociais que, após o cadastramento das famílias, fazem a abertura do prontuário e marcam visitas às residências com o objetivo de inserir as famílias no projeto.
As atividades são diversas, de palestras a cursos profissionalizantes, mas para participar o interessado deve estar cadastrado no Cadastro Único de Programas Sociais. Com ele a pessoa assistida poderá participar de toda a programação do CRAS, inclusive receber o Benefício da Bolsa Família do Governo Federal, dependendo da renda familiar, e outros requisitos necessários, conforme cada caso.
O CRAS possibilita em geral o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Nele são prestados serviços continuados de proteção básica de assistência, tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamento para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais (saúde, educação, justiça) com orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e promoção dos meios de fortalecimento de seus vínculos de convivência familiar e comunitária. Para a coordenadora Giane Márcia de Almeida Vieira, o CRAS é “o vigilante social da comunidade onde atua”.
     Dentre os serviços oferecidos pelo CRAS, que incluem cursos de aprendizagem de trabalhos manuais e profissionalizantes para a comunidade de um modo geral, destacamos:
Pró-Jovem – destinado a crianças de 7 a 14 anos que estão sob medidas protetoras;
Pró-Jovem Adolescente – para adolescentes de 15 a 17 anos que estão inscritos no Programa Bolsa Família. O objetivo é complementar a Proteção Social Básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, além de condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Jovem do Futuro - prevê atividades no contra-turno escolar para adolescentes entre 15 e 17 anos que não necessitam estar inscritos no Programa Bolsa Família;
Com Licença Eu Vou à Luta – destinado a mulheres de 35 a 60 anos que nunca trabalharam. Elas podem fazer cursos profissionalizantes, enquanto recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) durante seis meses.     Devido à grande procura, o CRAS atende cerca de 1.000 famílias enquanto outras 900 aguardam na lista de espera. O espaço físico destinado ao desenvolvimento das atividades supracitadas encontra-se defasado, pois além do Centro de Referência, o CRAS abriga também a creche Gotinha de Luz.
           As famílias interessadas em participar das atividades do CRAS deverão ir à quadra 217 Conjunto B AE, e efetuar sua inscrição.

Hugo Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário