terça-feira, 4 de outubro de 2011

Notícias da cidade

CICLOVIA INCENTIVA A PRATÍCA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Os moradores de Santa Maria contam com um espaço convidativo à prática de atividades físicas: as ciclovias de 16km, construídas nas avenidas Alagados e Santa Maria. A obra faz parte do Projeto Pedala DF, que pretende construir mais de 600 km de ciclovia em Brasília, tornando-se assim a maior malha cicloviária da América latina.
Segundo Ana Carla Rodrigues, assessora de comunicação social da Administração Regional de Santa Maria, a obra custou cerca de R$ 2.521,646 e foi iniciada em 5 de abril de 2010.
A comunidade demonstra satisfação em poder contar com o espaço criado para passear de bicicleta, caminhar e correr. São centenas de pessoas que utilizam a ciclovia todos os dias. “Acho que foi um incentivo à prática de esportes, principalmente para quem não tem condições de pagar academia”, explicou Késia, de 22 anos. Ela relatou ainda que depois que passou a caminhar melhorou de dores que sentia pelo corpo e concluiu: “agora sou menos sedentária”.
Os professores de educação física Fred e André explicam que exercitar o corpo, além de ajudar a perder os “quilinhos a mais”, auxilia no combate a uma série de doenças, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Hipertensão, Osteoporose, combate ao estresse. Os benefícios adquiridos através da prática de esportes e de atividades físicas regularmente são inúmeros: “Praticar atividades físicas melhora a aptidão cardiorrespiratória, a circulação, acelera o metabolismo, diminui o colesterol, melhora a flexibilidade, gera bem estar e acaba com o sedentarismo”, concluem os educadores físicos.
Para a Administração Regional, a ciclovia trouxe qualidade de vida para a população. “Uma das nossas maiores preocupações é facilitar o deslocamento dos trabalhadores pela rua”, explica a Administração, que ressalta também que a cidade tem um relevo ideal para esse tipo de obra, por ser plano.
Os usuários dividem opiniões. Por um lado demonstraram preocupação com a manutenção do espaço, principalmente por causa da chuva. Outros defendem que a nova via oferece mais segurança para aquelas pessoas que gostam de passear de bicicleta.
     Segundo estimativas da ONG Rodas da Paz, existem cerca de 400 mil ciclistas no DF, sendo que 200 mil utilizam à bicicleta como meio de transporte para irem ao trabalho. No intuito de facilitar a vida dessas pessoas, o projeto cicloviário do DF cogita a possibilidade de fazer uma ligação entre algumas cidades e o Plano Piloto, mas infelizmente não será aplicado em Santa Maria. “Essa hipótese só poderá ser trabalhada em cidades próximas ao Plano Piloto”, explicou a Administração Regional da cidade.

Isabel Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário