terça-feira, 4 de outubro de 2011

Campanha nota 20

A CAMPANHA NOTA 20 E A REFORMA DAS CAPELAS

A baixa adesão à Campanha Nota 20 de 2010 impediu a conclusão da reforma das capelas de Santa Maria Norte, que continuaram em 2011
  

 Todo o recurso financeiro já arrecadado com a Campanha Nota 20 de 2010, destinou-se à reforma das nossas capelas. Da mesma forma, a campanha deste ano tem se destinado a isso, contudo com o passar dos meses os paroquianos tendem a deixar de pagar o carnê o que dificulta o andamento das obras.
 As reformas das capelas partem do preceito de que toda igreja deve ser organizada de modo a convidar à adoração e à contemplação, mesmo quando não há celebrações, pois a Igreja peregrina sobre a terra reflete a Igreja no céu. Porém, manter a dignidade física da Igreja requer o esforço e a determinação de não desfalecer diante dos desafios e dificuldades que acarretam as mudanças que se impõem em prol do serviço ao Evangelho e do povo de Deus chamado a viver sua fé.
Transpor esses desafios requer tanto fé, coragem, determinação, contando sempre com a bênção e proteção de Deus, quanto que a comunidade compreenda a necessidade dessas reformas e contribua, participando de forma ativa da campanha realizada nesse sentido. Essa é uma das formas de a Igreja se fazer viva, plena e atuante, demonstrando os valores cristãos da comunidade e cumprindo a grande missão de fé e evangelização a que se destina.
“Há grande necessidade de reformas nas capelas. Por exemplo, são pequenas para a quantidade de pessoas que assistem as missas nelas, o que as tornam desconfortáveis e quentes. As missas realizadas nas capelas são para aqueles que não podem vir à Matriz, porque são idosos, estão doentes, ou por outros motivos. Essas pessoas precisam da dignidade de um lugar confortável e bonito para a Celebração que ali se realiza. Além disso, as capelas participaram ativamente das reformas da matriz, agora é a vez de a matriz participar da reforma delas”, explicou o Padre Aléxis.
Uma campanha nasce e se sustenta quando há o processo de conscientização da comunidade. É a generosidade e sensibilidade de cada fiel, ao se empenhar fervorosamente na construção de novos templos e na reforma dos já existentes, que assegura a toda a comunidade a oportunidade de encontrar Deus na liturgia, na oração diária diante do Santíssimo e na participação regular nos sacramentos.
Sabemos que a verdadeira beleza da igreja está no sacrário, pois é Jesus Cristo Eucarístico. É Ele que torna tudo novo e absolutamente belo. Então, “a casa de oração onde a Eucaristia é celebrada e conservada, onde os fiéis se reúnem, onde a presença do Filho de Deus (...) é honrada para auxílio e consolação dos cristãos deve ser bela e adequada para a oração e as celebrações religiosas” (Cat § 1181).
“A capela Nossa Senhora das Dores está pronta e já foi inaugurada e agora será a vez da capela Rainha da Paz”, contou Padre Aléxis. “Ela ficou muito bonita e as outras capelas terão a mesma estética; serão todas iguais: réplicas da matriz. O dinheiro da Campanha Nota 20, mais uma vez não foi suficiente para reformar todas as capelas nesse ano. A maior adesão à campanha é de pessoas de fora da igreja. Os paroquianos precisam entender que a campanha independe do dízimo. Precisa-se devolver o dízimo e também participar da campanha e demais festas e eventos promovidos pela matriz ou pelas capelas para que as obras aconteçam”, continuou o padre.
As reformas em nossas capelas estão se realizando, com a certeza de que a Igreja cresce sob a luz do Espírito Santo. Lembramos aos que assumiram tão responsavelmente o compromisso de colaborar com essas reformas – e aos que ainda não participam da campanha – que contribuir com as obras da Igreja inclui receber de Deus com a mesma medida (Lc. 6,38). Se Deus nos deu o grande privilégio de contribuir com Sua obra, que o façamos sem qualquer traço de negligência ou avareza, mas de boa vontade e com alegria.
 Ajude as capelas, coloque seu carnê em dia!

Ester Vidal e Anna Virgínia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário